Tuesday, March 08, 2011

Procuro emprego

Não me é confortável ser cabotino, mas diante da situação devo fazer um esforço e falar de minhas qualidades. Ainda assim, após apresentar-me e a minhas qualidades, listarei pequenos depoimentos que colhi de alguns amigos, forma ideal de falar de si.

Antes da jactância, preciso deixar claro que não sou muito exigente quanto ao tipo de trabalho a ser exercido, já exerci muitas atividades e creio ter certa facilidade para aprender coisas novas. Obsta apenas certas faixas salariais, abaixo dos dez salários mínimos. Não sou homem de muitos excessos, mas acabei cultivando alguns pequenos prazeres e seria muito penoso abrir mão deles, acarretando inclusive em possível perda de produtividade. Também não trabalho sábados e domingos. Crente que sou, guardo o sétimo dia da semana, que alguns dizem ser o sábado, outros o domingo então, para não incorrer em erro diante do Senhor, resolvi guardar os dois, lembrando que os antigos judeus, já na sexta-feira à tarde começavam a guardar o sábado, assim também procederei, mas parcialmente, pois durante o hapyy hour da sexta também podem se fechar muitos bons negócios.

Agora falarei de minhas habilidades. Trato habilidade como uma categoria diversa de qualidades por serem atributos que podemos aprender com a prática, enquanto no caráter o processo de formação se dá de maneira bastante diversa. Escrevo razoavelmente, não como um literato, mas bem o suficiente para manter-me empregado em qualquer jornal médio. Tenho carteira “C”, mas posso fazer uma extensão e promover um upgrade para “D”. Possuo vasta experiência administrativa e financeira e, apesar de uma ou duas empresas que me foram confiadas terem sucumbido ante o mercado, esta minha experiência é valiosa para novos empreendedores evitarem certos equívocos de gestão. Tenho formação superior em Comunicação Social com ênfase em jornalismo, embora não precise mais de diploma para ser jornalista, mas aprendi outras coisas na faculdade que são muito úteis em outras áreas, como revelar fotografias tiradas em máquinas analógicas (sim, aquele em que a gente se tranca dentro de um quarto escuro e banha os filmes em produtos químicos) e como fingir que entende um pouco de tudo sem entender nada de nada. Também sei fazer e soltar pipa, embocar bilboquê, soltar pião, a escalação completa do time do Flamengo de 1981 que se não são atributos diretamente profissionais, podem ser elementos constitutivos de uma bem elaborada e produtiva palestra motivacional para departamentos inteiros de uma indústria, por exemplo. Também tenho experiência militar, freqüentei o serviço militar obrigatório por dez meses, onde aprendi a útil tática da camuflagem: se ninguém o ver, quer fazendo algo de bom ou de ruim, ninguém te importuna.

Não é bom alongar-me muito em detalhes e penso já ser mais do que hora de falar das qualidades. Nunca aprendi como distinguir se alguém está mentindo para mim e se a mentira for consistente, é muito fácil fazer com que eu acredite. Logo, nunca aprendi a mentir. Tento, já menti muito, mas sempre com o receio de que meu interlocutor me questionasse mais uma vez e eu botasse tudo a perder. Não sou bom líder, talvez por não ser tão enérgico ou por ser muito transparente, embora tenha alguma experiência em cargos de chefia. Sou muito pouco carismático, daqueles que as pessoas logo esquecem e que ninguém percebe se passar pela frente, mas talvez isto seja uma coisa boa, ainda estou pensando em que.

“É muito honesto, trabalhador, responsável, competente e dedicado. Pode confiar nele sem nenhuma preocupação que ele cuida de tudo melhor do que se fosse dele mesmo. Meus filhos eu eduquei tudo com muito sacrifício, mas todos só me deram alegrias. Só o Charles ainda não se encontrou naquilo que gosta, mas tenho certeza de que se ele ter uma chance, não vai decepcionar.” Marieta Trezinni – mãe.

“O cara é o maior papo dez, gente boa pra valer mesmo, altos camarada, se tem alguém que é fineza ponta firme é o Charles. Valeu véio, se cuida.” Pedro Almodóvar da Silva – amigo

O pen drive com os demais depoimentos se extraviou.
Aqueles que me conhecem, ajudem-me, postem suas impressões, positivas, de preferência, ou não tão injuriosas.

Charles Trezinni

3 comments:

  1. Clemair5:03 PM

    • Sempre imaginei que o paraíso seria uma espécie de biblioteca.

    Parafrasear Borges é facil quando leio seus escritos.

    Escreva um livro.........Voce é FANTASTICO!

    Te amo

    ReplyDelete
  2. Uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação.
    Ele tem de ser agarrado pelo pescoço e sacudido; é preciso torná-lo consciente do mundo em que vive, e, para isso, primeiro ele precisa ser arrancado deste mundo.

    Pablo Picasso.

    ReplyDelete
  3. Clema7:17 AM

    "há um pássaro azul no meu coração
    que quer sair
    mas eu sou demasiado duro para ele,
    e digo, fica aí dentro,
    não vou deixar
    ninguém ver-te."
    charles bukowski

    ReplyDelete