Monday, August 29, 2011

Protofantasmagoria


 

Após uma noite de sonhos agitados, amanheci metamorfoseado em um imenso mamífero, daqueles que plagiam mortos, bípede, implume e desajeitado. Precisava fugir, apenas fugir e nada mais, não da morte e suas intransigências, nem da vida e suas pseudologias, fugir do meu cadáver insepulto de bípede implume, do perdão de quem me amou, das picadas de insetos, das verdades, dos consensos, bons sensos, das linhas paralelas, da cruz e do diabo, dos olhares oblíquos e dissimulados, das listas de coisas das quais preciso fugir e dos animais que de longe se debatem como loucos. Na fuga a presa mostra todo o seu valor antes de virar uma refeição e com tantos motivos quantos coubessem em meus blocos de notas, sabia da necessidade da fuga.

    Durante a carreira desembestada descobri ser toda fuga uma corrida para a morte e suas intransigências e de tanto fugir perdi — caíram dos meus bolsos — outro tanto de coisas e abstrações próprias das listas dos fugitivos: canetas, lembranças, moedas de 5 e 10 centavos, um sabonete de ervas e talvez um ou dois amigos e nacos generosos de vida.

    A fuga cansava-me e não havia onde repousar sem ser encontrado, foi quando descobri não ter dado mais do que 47 passos desde a minha aldeia natal. Desembestada carreira circular, ou voltei sem saber que voltava? Preciso empreender nova fuga, desta vez do meu passado, que encontrei tão bem conservado entre álbuns de fotos e potinhos de pomadas guardados na casa dos meus pais. Até o dia de voltar a ser inseto.

LM

2 comments:

  1. Anonymous4:19 PM

    Muito bom. Escrever assim é só pra quem sabe. Colocar as palavras numa certa ordem e dar tanto significado. Gostaria de ter uma habilidade assim, quando escrevo a lista de compras do mercado, nem eu entendo ao certo. Outro dia deixei um bilhete pra mim mesmo, para uma atividade importante, que desastre, quando fui ler, primeiro não entendi nada, depois entendi errado, por sorte fiz a contrário e deu certo. hehehe.
    Dico da Clema.

    ReplyDelete
  2. Anonymous4:47 AM

    Gosto de apreciar uma boa leitura como a sua.

    Kalamed

    ReplyDelete