Monday, August 01, 2016

A cavalgada fora a mais longa e muitas as dificuldades. Afinal chegaram, era algo Pasárgada, Shangri-La, Arcádia, a perfeição. Não precisaria mais de todos aqueles pertences de viagem. Levou o cavalo até o lugar apropriado e com um tiro certeiro o corpo caiu no rio para ser levado ao mar, junto com os demais lixos.
04-09-15

Quando o cão morreu, todos da casa correram aos armários, gavetas, potinhos coloridos, embrulhos de sacolas plásticas e tantos invólucros onde pudessem estar as lágrimas da família. Enterraram-no sem prantos: as lágrimas estavam na sacola que o cachorro havia mastigado na semana passada.
03-09-15

sob os pés a terra
lhes foi negada
lançaram-se ao mar
heróis sem navios
tão sádico deus
atirou garrafas n’água
co’a mais dura mensagem:
– Nasceste para isto!
02-09-15

Quando começou chover, sentiu que precisava contar quantos pingos cairiam nas flores. Calcular a área do jardim, precipitação pluviométrica, tempo transcorrido. Avançou pela noite em equações e conjeturas. Ao amanhecer, havia sobre a mesa um haikai com o cheiro da primavera e no chão, uma evaporável poça d’água.
01-09-15

Perguntaram-lhe os nomes dos avós, pensou por alguns instantes e percebeu que não sabia ou não lembrava. Em quanto tempo seu nome também seria esquecido? Sentiu a inexorabilidade do fim. Inconformado (ou seria mais amedrontado?) com a finitude e insatisfeito com as respostas da religião, planejou fazer algo para ser lembrado. Entraria para a história e seu nome não frequentaria apenas uma lápide coberta de limo. No dia marcado, levantou-se da cama e uma insuportável dor no peito anunciou o infarto fulminante. Seu corpo ficou esquecido no chão da cozinha, até a chegada da primavera.
30-08-15

Procurou nos bolsos, embaixo do tapete e no vaso perto da entrada, sem sucesso. Refez o caminho olhando atentamente nas frinchas das calçadas, entre as pedras da rua e sob os escombros de ausentes transeuntes. Era quase noite quando encontrou a chave. Não comemorou, sentou-se no meio-fio, mantendo a cabeça baixa como se ainda vasculhasse o chão: não sabia mais onde estava a porta.
28-08-15

Do plantio, imaginou estar próximo da metade: havia feito 46 buracos bem medidos, com a exata profundidade de sua própria altura. Revirou bolsos, os poucos pertences e se deu conta de estar sem as sementes. Deixou as covas vazias, menos uma.

26-08-15

No comments:

Post a Comment